Você possui uma pequena empresa e recentemente você percebeu que seus concorrentes têm uma pequena vantagem sobre você. Você então se pergunta o porquê.
Muito provavelmente esse fato não tem nada a ver com seu produto ou preço. Talvez seja o simples fato de que seus concorrentes são mais memoráveis do que você.
Há duas maneiras de aumentar sua memorabilidade.
- Através da publicidade e do marketing
- Através da estratégia de Branding do seu negócio.
Para saber mais, continue lendo este artigo. Hoje, vamos discutir os conceitos básicos do Branding e de como fazê-lo.
O que é Marca?
Antes de discutir dicas de branding, vamos começar discutindo uma pergunta simples: o que é marca?
Pense na marca como uma definição do que os clientes pensam sobre o seu negócio.
Com uma boa estratégia de marca, você pode facilmente diferenciar seus serviços ou produtos daqueles de seus concorrentes, dando-lhe a vantagem.
Para esclarecer, vamos usar um breve exemplo:
Você acorda tarde uma manhã e, se não sair em breve, você estará atrasado para o trabalho. Você não tem tempo para fazer seu próprio café da manhã, mas você tem tempo para parar em algum lugar e comer um lanche rápido. Como você está pensando em onde ir, de repente você ouve “Para Pa Pa Pa, Amo muito tudo isso”, em sua mente. Onde você está indo? Para aquele lugar dos Arcos dourados!
Neste momento você pensa porque eu escolhi o McDonald’s?
A Importância da Marca para o Seu negócio
Muitas das pessoas tomam decisões sem saber que internamente, ela foi influenciada por uma Marca.
Neste exemplo do McDonald’s, vemos que a marca criou uma imagem forte em torno do seu Jingle, ao ponto de que até as pessoas mais distraídas conseguem associá-lo com hambúrgueres suculentos e batatas fritas quentinhas.
Mas não é só a música que toma o imaginário popular.
Qualquer pessoa que consiga se comunicar de maneira eficiente, sabe dizer que aqueles dois arcos dourados gigantes pertencem ao McDonald’s.
Ao criar uma estratégia de branding forte e desenvolver seu próprio slogan e Logo, você também pode ver o seu negócio expandir, tornando-o memorável para seus clientes.
Vamos abordar algumas dicas de branding bacanas para ajudá-lo a construir uma marca magnética.
Dicas para Melhorar o Seu Branding
Em primeiro lugar, há muitas coisas que você pode fazer para aumentar o sucesso do seu logotipo e slogan.
No entanto, de todas as dicas de branding disponíveis, existe uma que se destaca como a mais importante; Um Branding de pequenas empresas sozinho não é suficiente.
Uma vez que você desenvolveu uma estratégia de marca, logo e slogan, você deve seguir suas promessas.
Se o seu slogan é “eu estou amando”, é melhor você manter os clientes amando.
Você pode fazer isso através do gerenciamento de marca.
O Gerenciamento de Marca
O gerenciamento de marca envolve uma grande quantidade de coisas, cada uma das quais é projetada para manter seus clientes satisfeitos e mantê-los lembrando sua marca em uma luz positiva.
O gerenciamento de marca pode incluir coisas como a fabricação de um produto de alta qualidade, mantendo seus preços razoáveis e oferecendo atendimento ao cliente de alta qualidade.
Se você possui uma empresa, o branding se tornará uma parte necessária da atração de clientes.
Ao desenvolver uma marca para seus clientes, você tornará sua empresa memorável, mantendo-os interessados e retornando sempre.
Se houver uma informação que você deve retirar das dicas de branding é essa; A marca sozinha não é suficiente.
Você também deve se engajar em táticas de gerenciamento de marca para garantir que ela seja vista em uma luz positiva e não negativa.
Comece a desenvolver uma estratégia de marca para o seu negócio hoje e dê a seus clientes algo para se lembrar de você!