4P’s ou Mix de Marketing: Por que você precisa dele.

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4P’s ou Mix de Marketing: Por que você precisa dele.

Assista o Vídeo ou Leia o artigo sobre 4P’s de Marketing feito pela Viviré Marketing para ajudar você.

https://youtu.be/VzmR6XDJd8w

Olá, Eu sou o Adriano Ladislau da Viviré Marketing, e estou aqui para gravar este vídeo com um assunto que todo mundo deveria saber mas não sabe.

Eu vou começar o Vídeo Com uma Pergunta: Quando Foi a Última vez que você viu os 4P’s do seu negócio?

Espantosamente eu perguntei para alguns clientes e a resposta dele foi nunca!

Mas porque nunca ninguém usa os 4P’s?O que são os 4P's de Marketing

O Mix de Marketing, 4P’s do Marketing, Composto de Marketing ou Qualquer outro nome que tenham dado para isso nos últimos anos, são basicamente as 4 principais coisas que você precisa saber antes, durante e depois de montar um negócio.

Ou seja: O Mix de Marketing vai ser o princípio básico da Sua estratégia. Por isso você precisa estar muito bem atento a ele.

Caso você não seja do mundo do marketing ou não esteja muito bem familiarizado, os Os 4P’s são:

  • Praça
  • Preço
  • Produto
  • Promoção

Pronto.

Mas porque eles são tão importantes para sua estratégia de Marketing?

É simples. Eles são os 4 pontos que você precisa focar para encontrar seu público ideal.

Preciso dizer aqui que não é nada difícil você descobrir seus 4P’s, porém, não faça achismos.

Não encontre seus 4P’s por iluminação divina.

A pesquisa vai ser fundamental nessa etapa e em todas as outras do seu negócio. Esse é um problema que nós temos muito hoje em dia.  As pessoas não pesquisam. Simplesmente acham que é certo e fazem, e isso é um dos principais motivos do porquê os negócios quebram.

Vamos começar falando sobre o preço.

O que é o Preço?

O preço é  o que será cobrado do seu cliente. Apenas isso.

Dependendo do seu negócio, você não precisa adquirir dinheiro na troca com o cliente.

Seu preço pode ser atribuído:

  • À serviços, caso seu negócio seja baseado em permuta;
  • À doações de roupas, agasalhos e etceteras caso você seja uma ong.

O preço é simplesmente o que irá ser trocado pelo seu serviço, não necessariamente dinheiro e o preço está vinculado ao valor que a sua marca tem entre os clientes e o mercado. Isso é importante quando você for pensar no seu preço: Trabalhar muito valor, porque seu preço estará diretamente ligado a isso.

Antes de continuar, é importante frisar que preço e valor não são as mesmas coisas.

Dê uma olhada no Glossário da Viviré Marketing, lá nós temos um verbete para preço e um verbete para valor. Lá a gente faz um comparativo, você vai conseguir saber qual a diferença entre os dois. Acesse https://viviremarketing.com.br/glossario.

Segundo P: Praça.

O que é a Praça?

Praça é o local onde seu produto será disponibilizado. Que pode ser um mercado, pode ser seu ponto de vendas físico, pode ser um site, um ecommerce, um grupo de facebook, Boca a boca, qualquer lugar que o seu produto seja veiculado.

E por que eu digo isso?

Muitas pessoas criam um produto sem definir qual será seu ponto de vendas, qual será sua praça.

Ai eu pergunto: “Onde você vai vender o seu produto?”
-“Onde vender vende…”

Não é bem assim que funciona; muitos dos produtos são otimizados para determinados pontos de venda e isso é importante porque fazendo o estudo do mercado, você consegue definir  qual vai ser o melhor ponto de venda.

Vou dar um exemplo de quando a praça foi muito mal utilizada nos negócios…

Não sei se vocês conhecem a marca de celulares Xiaomi, uma marca chinesa que tem uma estratégia avassaladora de vendas pela internet.

Eles vieram para o Brasil no começo do Ano passado com a mesma estratégia que eles usaram no mundo inteiro!

Pois bem, o Brasileiro não tem o costume de comprar em sites que ele não conhece, ele prefere marcas mais famosas como Americanas, Submarino etcetera e tal.

E a Xiaomi tinha uma política de não vender seus produtos fora do seu site. Eles tinham seu método de vendas, e foi importado para o Brasil sem ser feito um estudo do público.

Não é bem assim que funciona, uma marca precisa fazer vários estudos antes de entrar em um mercado.

Ai você me pergunta: Existe ponto de vendas ideal para cada tipo de negócio?

A resposta é Sim e Não.

Existem tantos tipos de pontos de vendas que vai depender muito da sua estratégia.

Exemplo: Tem gente que consegue vender muito no Mercado Livre, porém no Mercado Livre não é apenas anunciar e vender. Existem certas estratégias para que você consiga vender mais dentro do mercado livre, estratégias essas que algumas pessoas não estão dispostas a fazer. Logo, o Mercado Livre é um bom lugar para você vender?

A resposta? Depende muito de você…

Na verdade vai depender muito de você qualquer coisa que você for fazer, então quando você for encontrar o ponto de venda ideal, leve em consideração o seu público ideal (se ele compra nesse ponto de vendas), produto (que eu vou falar mais para frente), O Valor que você tem para investir, que também é muito importante, não adianta você colocar o seu produto no Extra, porque se você não tem colhões para distribuir, isso vai dar uma (…) gigantesca.

Tudo isso deverá ser levado em consideração. Depois a gente vai colocar uma tabelinha aqui que você vai entender melhor e até preenchê-la, por isso, fique até o final do vídeo.

Como eu citei ele, agora vamos falar de:

Produto

O que é Produto?

O produto é aquilo que será comercializado. Parece simples mas não é.

O produto dos 4P’s, como não ficou bem claro, Pode ser um produto ou serviço, na verdade será o que vai ser oferecido para os clientes.

O problema aqui não é exatamente o que ele é, mas sim como ele vai ser.

É importante frisar que o mercado já está por demais saturado de produtos de todos os tipos, formas, tamanhos, usabilidades e etceteras e tal, Por isso agora você não vai trabalhar no que é o produto e sim no seu diferencial.

Você vai ouvir muito isso: Diferencial no marketing.

Seu produto não pode ser a mesma coisa que o concorrente, a não ser que sua estratégia seja se posicionar como concorrente, mas sobre isso depois a gente fala.

Você vai mostrar para o seu cliente qual é o seu diferencial perante todas as outras coisas que ele pode encontrar no mercado.

Exemplo: Eu tenho uma Hamburgueria Artesanal. Quantas hamburguerias artesanais você conhece? 

Várias, não é?

Então qual pode ser o meu diferencial?

Meu diferencial pode ser:

  • O Tamanho ou a Composição dos lanches;
  • Os molhos;
  • O Preço;
  • A textura do pão;
  • Se o Pão é Fabricado por mim ou não;
  • Como é o hambúrguer, de que carne ele é feito e etc…

Exemplo 2: Existem Hamburguerias que fazem o próprio Pão de acordo com o hambúrguer. Isso é um diferencial, tem gente que gosta e tem gente que não gosta. Eu por exemplo adoro comer esse hambúrguer.  

Para que que eu vou comer um hambúrguer? Eu não vou comer um hambúrguer. Não vou sair da minha casa para comer um hamburguer. 

Eu vou sair de casa pela experiência. Por que eu Sento em uma cadeira acolchoada. Numa mesa de carvalho. O Atendente vem me perguntar já sabendo que eu quero aquele mesmo hambúrguer. 

Tenha em mente uma coisa: o Seu produto deve sempre ser feito para solucionar os problemas do seu cliente.

Não adianta você fazer produtos milagrosos que não fazem nada pelo seu cliente.

O seu cliente está preocupado com: “Esse produto resolve o meu problema?”

Sim ou Não. Não tem outra alternativa mágica aqui.

Dentro desse sim ou não é que esse cliente vai perceber “Ele resolve meu problema?” Sim. “E o que mais?” (Atribua aqui seus diferenciais)

Não adianta inventar soluções mágicas que o seu cliente não quer. O Seu cliente precisa ter o problema dele resolvido.

Existe no marketing também a possibilidade de você criar uma necessidade no seu cliente, mas vamos ser bem sinceros: Se você não está fazendo nem os 4P’s, apenas resolva os problemas do seu cliente. Não adianta você tentar inventar.

Ultimo P: Promoção.

Eu confesso para você que quando eu fui para o Curso Técnico, Há milhões de anos atrás, quando a professora falou promoção me veio na hora na cabeça um Max Steel que eu tinha comprado que era R$69,90, comprei por R$49,90.

Não é bem assim que funciona a promoção no marketing.

A Promoção é o método de divulgação utilizado. Método esse que pode ser Online ou Offline.

Muita gente esquece o Offline mas ele ainda tem muita força. Não ignorem ele por favor.

Eu posso definir que minha estratégia pode ser boca a boca, ads, Facebook ads, Google Adwords, Grupos no Facebook, Um Totem no PDV (Ponto de Venda) que acreditem: funciona pra caramba, uma revista local ou um canal de televisão se houver dinheiro para investir.

É importante que você defina não só qual vai ser a sua estratégia de promoção como também como ela será integrada com a sua estratégia de negócio.

Não adianta você criar estratégias de promoção milagrosas que farão você vender muito se você não vai poder cumprir a entrega.

Exemplo: Não adianta eu comprar uma lista de email marketing para envio de spam. Porque primeiro que você se queima no mercado. Segundo porque é Spam. Você não sabe o que vai acontecer. Você pode vender para um milhão de pessoas ou para ninguém.

Tenha em mente que a sua estratégia de promoção deve ser concisa, deve ser muito bem elaborada para que você não tenha surpresas depois.

Dito tudo isso, eu te aviso: Os 4P’s não são difíceis, o que é difícil é acertar o Mix de Marketing, porém, o mix de marketing assim como todas as técnicas de marketing Só serão validadas  perante testes. (Grave essa frase).

O que acontece na internet é que muita gente dá a formula mágica do sucesso.

Meus amigos, se alguém te deu a Fórmula mágica do Sucesso, ela está errada. Não existe formula mágica do Sucesso.

O que existem são estratégias que podem ser utilizadas para alavancar os seus negócios. Isso sim existe.

Mas como tudo na vida, só teste irá dizer se vai funcionar ou não.

Então o Mix de Marketing é Isso: Você vai montar o seu Mix de Marketing, Ele vai estar certo, você vai colocar ele para rodar você vai ver que terão pontos bons, ruins, a melhorar ou totalmente errados. Não sei, as vezes acontece.

Já aconteceu comigo de criar um ponto no meu mix de marketing que eu achei que estava perfeito, coloquei lá e não funcionou. Então eu pensei: “Meu Deus, Não funcionou… Mas eu já tinha feito em outro negócio…”

Teste.

O Mercado não é o mesmo, o Cliente não é o mesmo, o ponto de vendas não era o mesmo, nada era o mesmo e não adiantava fazer aquilo que não ia funcionar.

Eu não sabia. Aprendi com o Teste.

É muito importante isso. Senta, pega a planilha que você vai encontrar abaixo e preencha.

Se você estiver com qualquer dúvida, não entendeu como funciona a planilha, ainda não entendeu quais são os 4P’s de Marketing, Não assistiu o video acima ou qualquer outro motivo, Não se acanhe: Use o espaço para comentários abaixo para tirar suas dúvidas. Só lembrando que não existem dúvidas bobas.

Caso você esteja acanhado, pode enviar uma mensagem para o whatsapp 5511993008864. É de graça.

Espero que vocês tenham gostado desse nosso artigo sobre os 4P’s do Marketing, e se acharam-no útil,  por favor repassem para os amigos, inimigos, parceiros e tudo mais. 

Clique aqui para fazer o download da Planilha dos 4P’s de Marketing 

By |2018-11-09T15:00:32+00:00agosto 1st, 2017|Gestão|0 Comentários

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