Gestão

Precificação: Evite que seu negócio quebre com essa dica incrível

precificacao

Muitos empresários abrem suas empresas sem o devido conhecimento do mercado que pretende atuar. Muitos sequer

procuram informações sobre como devem administrar sua empresa, e nesse cenário, o pior infelizmente acontece: a empresa quebra.

Mas você novo empreendedor pode se proteger desse trágico destino de várias formas mas de uma particular. Quer saber qual é? Assista o vídeo abaixo.

Precificação correta de produtos

Existem por aqui diversas fórmulas mágicas de como precificar um produto, e assim como falei no vídeo, elas possuem talvez o maior ponto fraco de todos: a falta de controle.

Para ter um preço mais flexível, siga a fórmula MV/(DF DV) CP LP onde

  • MV= média de clientes atendidos
  • DF= despesas fixas
  • DV= despesas variáveis
  • CP= Custo do produto
  • LP= lucro presumido

Ou seja, a formula da precificação de uma maneira resumida é somar os valores de despesas e dividir pelo valor medo de clientes atendidos pelo seu estabelecimento, para então somar ao custo do produto e o lucro que você precisa receber por ele.

precificacaoDespesas fixas

São todas as despesas que terão que ser pagas todos os meses. Elas podem variar de empresa para empresa, mas no geral são:

  • Aluguel do espaço
  • Energia elétrica
  • Água
  • Luz
  • Telefone
  • Internet
  • Pagamento dos funcionários (inclua seu salário aqui também.
  • Impostos

Inclua tudo que você precise pagar recorrentemente para que a precificação seja a mais realista possível.

Despesas variáveisprecificacao

Aqui são os custos que podem oscilar ou serem necessários esporadicamente. Exemplo, de vez em quando eu preciso trocar o pneu do carro de entregas.

Custo de produtos

Aqui não há segredos, é o preço que você paga pelo produto ou pela matéria prima para fazê-lo.

Lucro presumido

Essa é uma das partes que as empresas normalmente erram. Para investir em melhorias no seu negócio e na estrutura, é necessário que você tenha dinheiro em caixa e isso vai acontecer com o lucro. A ideia mais sugestiva é embutir o lucro já no preço do produto, em doses homeopáticas. Assim você não tem surpresas.

Conclusão

É vital que sua empresa tenha dinheiro em caixa para não quebrar. E para acumular o dinheiro é fundamental que você tenha bons preços em seus produtos e serviços.

Para facilitar, abaixo você encontra um botão com a tabela que te ajudará a definir o preço para seus produtos.

Fazer download do arquivo Modelo

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Adriano Ladislau

Adriano é Mercadólogo, Publicitário, Professor e Podcaster. Atua há mais de 10 anos escrevendo conteúdo especializado em cultura geek e, paralelamente, desenvolveu uma carreira sólida no marketing, com foco em análise de dados e campanhas criativas. Já liderou equipes, negociou parcerias com grandes marcas e hoje ensina novos profissionais a navegar nesse universo com conteúdo direto, prático e bem-humorado. Quando não está cuidando do Santuário Geek ou do seu grupo no Telegram, provavelmente está ouvindo Queen ou maratonando um clássico do gênero Tokusatsu.

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