O Google anunciou hoje, dia 27 de outubro, que mudará a dinâmica de entrega de conteúdos locais nas pesquisas feitas no mobile, no aplicativo Google para iOS, na busca via Desktop e também no Maps.
Uma vez que segundo o Google, uma em cada cinco buscas é feita para encontrar serviços locais, a mudaça se faz necessária para que as pessoas vejam resultados cada vez mais relevantes. A partir de agora, a busca deixa de ser definida pelo dominio do Google, mas sim pela localização atual do usuário. Ou seja, fazendo suas buscas no Google.com.br (Brasil) ou no Google.com.au (Austrália), os resultados entregues serão os mesmos, definidos pela localização atual de quem fez a solicitação.
O Google afirma que, mesmo digitando o ccTLD(Domínio superior do País, .com.br por exemplo) do país que você deseja encontrar serviços, os resultados que serão enviados serão relevantes ao seu país. Para buscar serviços em outro país então, será necessário alterar em suas configurações a região que deseja buscar resultados. “Essa preferência deve ser gerenciada de forma direta nas configurações. Aliás, na secção subalterno da página de resultados de busca, você é possível que ver claramente que serviço de país que você está usar agora”, escreve o Google.
E como isso afetará o seu negócio?
De maneira benéfica, agora os serviços regionais prevalecerão sob os serviços estrangeiros. Ou seja, caso uma pessoa esteja procurando um Coworking, os resultados que aparecerão serão os resultados de Coworkings brasileiros, e não de outros países do mundo como acontece hoje. Essa é a oportunidade perfeita para os profissionais destacarem serviços com pouca concorrência no Brasil, ou para mercados hoje predominantemente dominados por conteúdos estrangeiros.
E você, acredita que a nova forma de apresentar resultados do Google é boa ou ruim para seus negócios?
Muito bom conteúdo. Parabéns!