Muitos empresários abrem suas empresas sem o devido conhecimento do mercado que pretende atuar. Muitos sequer
procuram informações sobre como devem administrar sua empresa, e nesse cenário, o pior infelizmente acontece: a empresa quebra.
Mas você novo empreendedor pode se proteger desse trágico destino de várias formas mas de uma particular. Quer saber qual é? Assista o vídeo abaixo.
Precificação correta de produtos
Existem por aqui diversas fórmulas mágicas de como precificar um produto, e assim como falei no vídeo, elas possuem talvez o maior ponto fraco de todos: a falta de controle.
Para ter um preço mais flexível, siga a fórmula MV/(DF DV) CP LP onde
- MV= média de clientes atendidos
- DF= despesas fixas
- DV= despesas variáveis
- CP= Custo do produto
- LP= lucro presumido
Ou seja, a formula da precificação de uma maneira resumida é somar os valores de despesas e dividir pelo valor medo de clientes atendidos pelo seu estabelecimento, para então somar ao custo do produto e o lucro que você precisa receber por ele.
Despesas fixas
São todas as despesas que terão que ser pagas todos os meses. Elas podem variar de empresa para empresa, mas no geral são:
- Aluguel do espaço
- Energia elétrica
- Água
- Luz
- Telefone
- Internet
- Pagamento dos funcionários (inclua seu salário aqui também.
- Impostos
Inclua tudo que você precise pagar recorrentemente para que a precificação seja a mais realista possível.
Despesas variáveis
Aqui são os custos que podem oscilar ou serem necessários esporadicamente. Exemplo, de vez em quando eu preciso trocar o pneu do carro de entregas.
Custo de produtos
Aqui não há segredos, é o preço que você paga pelo produto ou pela matéria prima para fazê-lo.
Lucro presumido
Essa é uma das partes que as empresas normalmente erram. Para investir em melhorias no seu negócio e na estrutura, é necessário que você tenha dinheiro em caixa e isso vai acontecer com o lucro. A ideia mais sugestiva é embutir o lucro já no preço do produto, em doses homeopáticas. Assim você não tem surpresas.
Conclusão
É vital que sua empresa tenha dinheiro em caixa para não quebrar. E para acumular o dinheiro é fundamental que você tenha bons preços em seus produtos e serviços.
Para facilitar, abaixo você encontra um botão com a tabela que te ajudará a definir o preço para seus produtos.
Gostou do nosso artigo sobre precificação? Então compartilhe ele com os amigos e comente para que possamos saber o que você acha.