O que é automação de marketing e como ela pode ajudar os profissionais de marketing B2B?

Written by adriano

Quais fatores estão impulsionando o uso da plataforma de automação de marketing e quais recursos as Plataformas de Automação de Marketing(MAPs) fornecem para os profissionais de marketing B2B?

As MAPs ajudam as empresas a identificar clientes em potencial e automatizar o processo de nutrição de leads para prontidão de vendas usando canais como e-mail, mídia social, páginas da Web e anúncios gráficos para levar clientes e clientes em potencial a páginas de destino personalizadas e por meio de outras experiências projetadas para movê-los para o funil de compra .

Essas plataformas integram-se fortemente com CRMs e CDPs, coletando continuamente mais dados sobre leads para alimentar insights e maior personalização, muitas vezes com a ajuda de inteligência artificial e aprendizado de máquina.

As MAPs são frequentemente negligenciados pelos profissionais de marketing em meio à busca pela novidade brilhante. Elas são dadas como certas em parte por causa de sua onipresença e importância crítica como o centro das ações de marketing de muitas empresas.

Aumentou o número de profissionais de marketing que substituiram suas MAPs em 2022

Talvez seja por isso que, em uma época de mudanças rápidas, os profissionais de marketing estão substituindo suas MAPs com mais frequência do que outras tecnologias — é fundamental que a MAP faça o que a empresa precisa.

As MAPs foram substituídos por 23% dos entrevistados na Pesquisa de Substituição MarTech em 2022, semelhante aos 23% que relataram a substituição de MAPs em 2021.

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Investigando as motivações para substituição, os profissionais de marketing que disseram ter substituído as MAPs em 2022 geralmente passaram de uma solução comercial empacotada (em vez de um aplicativo doméstico) para outra ferramenta comercial, com a maioria buscando melhores recursos (58%) e integração aprimorada (23 %).

Como os fornecedores se diferenciam em recursos

As funções mais básicas da automação de marketing tornaram-se um tanto comoditizadas; portanto, os fornecedores de plataformas tentam se diferenciar principalmente na capacidade de escalar (especialmente para novos canais de marketing), usabilidade, facilidade de implementação e recursos de experiência do cliente.

Os fornecedores continuam a expandir os programas de treinamento, bem como serviços profissionais complementares, para melhorar o uso da plataforma. As comunidades on-line — tanto para clientes quanto para desenvolvedores — também são cada vez mais importantes para fortalecer o suporte à plataforma, defesa e penetração no mercado.

Muitos fornecedores de MAP têm raízes no email marketing, que continua a ser uma função central e geralmente é a única função que os clientes usam. No entanto, muitas plataformas oferecem uma gama crescente de recursos de marketing por e-mail, incluindo gerenciamento avançado de leads, ferramentas ABM e análise.

Funcionalidades básicas e avançadas de uma MAP

Praticamente todas as soluções de automação de marketing vêm com ferramentas para desenvolvimento de campanhas de e-mail e execução (incluindo páginas de destino), bem como captura, pontuação e nutrição de leads. Os fornecedores continuam a adicionar recursos, incluindo os seguintes:

Criação e entrega dinâmica de conteúdo

Praticamente todos as MAPs permitem que os usuários criem, enviem e avaliem campanhas de e-mail personalizadas. Onde eles diferem em como o e-mail, a página de destino e o conteúdo do site são criados e personalizados.
Alguns oferecem design de campanha ou modelos de conteúdo baseados em assistente, enquanto outros fornecem uma abordagem mais abordagem personalizada.

gerenciamento de leads

Isso abrange nutrição e pontuação de leads e é baseado em leads capturados de várias fontes que alimentam o banco de dados de automação de marketing. Isso inclui, mas não está limitado a, visitantes do site, mídia social, campanhas digitais pagas, respondentes de marketing por e-mail, participantes de feiras e listas compradas de terceiros.

Análise preditiva

Os fornecedores de automação de marketing geralmente fornecem análises que rastreiam dados quantificáveis, como atividade do visitante do site, páginas visualizadas, tempo gasto no site, e-mails abertos, conteúdo baixado e respostas de campanha. Mais fornecedores estão oferecendo análises preditivas e modelos baseados em aprendizado de máquina. Isso usa algoritmos para processar dados e revelar tendências ou insights que permitem que os profissionais de marketing personalizem as experiências dos visitantes e as campanhas de marketing.

marketing móvel

Criar uma experiência envolvente para clientes em potencial e clientes móveis é um recurso obrigatório.
Como resultado, muitas MAPs incluem modelos responsivos para e-mail, páginas iniciais e formulários da web. Os recursos de marketing móvel mais avançados incluem SMS/mensagem de texto, marketing no aplicativo e gerenciamento remoto de plataforma a partir de dispositivos móveis.

Marketing baseado em conta

Os fornecedores continuam a adicionar novos recursos de ABM para permitir que os profissionais de marketing abordem o grupo de compras, bem como membros individuais, incluindo recursos aprimorados de nutrição de contas e pontuação preditiva.

Integração nativa de CRM

Com mais empresas buscando alinhar marketing com vendas, integração nativa ou pronta para uso com
Os sistemas de CRM tornaram-se um recurso crítico para as MAPs. Salesforce, Microsoft Dynamics 365, Oracle NetSuite e SugarCRM são alguns dos conectores mais comumente disponíveis. Os dados são sincronizados entre os dois sistemas e compartilhados em ambas as direções em intervalos frequentes.

Outros recursos avançados

Algumas MAPs também oferecem correspondência de leads a perfis de mídia social; APIs e mercados de aplicativos para acessar e integrar soluções de software de terceiros; e recomendações baseadas em IA para os próximos melhores passos.

O mercado está evoluindo rapidamente, pois os profissionais de marketing B2B exigem funcionalidade de marketing integrada.

adriano

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