Um consultor empresarial é um profissional especialista que fornece conselhos para pessoas que desejam abrir sua empresa ou já possuem empesa formada mas precisam melhorar o desempenho e a eficiência do seu negócio. 

Por meio da consultoria, Nós analisamos a empresa e o mercado atuante e criam soluções ao mesmo tempo em que ajudamos as empresas a atingir seus objetivos. Nós auxiliamos o empreendedor a estabelecer processos para otimizar seus custos de operação, ajustar preços e lucros ou ainda adequar a carteira de produtos às necessidades do mercado.

Por que sua empresa precisa de uma consultoria?

Os donos de empresas devem considerar contratar uma consultoria empresarial caso precisem de ajuda enquanto à avaliação da operação da empresa ou  precisem de um catalisador para a mudança em suas empresas.

Outros motivos do porque contratar uma consultoria empresarial podem ser: 

  • Falta de Experiência em gestão de empresas;
  • Inabilidade para Identificar problemas internos;
  • Falta de um setor interno responsável;
  • Problemas internos graves;
  • Adequação empresarial para programas específicos.

Fase 1

O primeiro passo para qualquer consultoria empresarial é a pesquisa, onde o objetivo é levantar as características da empresa e do mercado, afim de saber quais estratégias deverão ser adotadas posteriormente. Esta fase talvez seja a mais demorada do processo de consultoria, uma vez que o maior número de características devem ser obtidas, ou o projeto pode falhar.  A Fase de pesquisa é feita por meio da entrevista com os stakeholders, visitas às instalações da empresa e à concorrentes, analise das finanças e dos documentos da empresa. Após este processo, será emitido um documento com a consolidação dos dados obtidos, assim como a comparação com a missão, a visão e os valores da empresa.

Fase 2

Após a consolidação dos dados, é iniciada a avaliação, onde o objetivo é identificar quais as mudanças necessárias para o negócio. Isso inclui identificar os pontos fortes e fracos da empresa, bem como problemas atuais e previsíveis. Estes podem incluir problemas já vistos pela propriedade e gestão, e novos problemas detectados pela fase anterior. É nessa etapa que a consultoria de negócios também identificará quais as oportunidades para crescer, aumentar lucros e aumentar a eficiência.

Após identificar os problemas e oportunidades, a consultoria irá propor soluções para os problemas e planos para capitalizar as oportunidades. O Objetivo é balancear as forças da empresa, afim de manter todos os setores funcionando de maneira otimizada.

Fase 3

Após a identificação e posposição, entramos na fase do Report. Aqui todas as informações serão apresentadas em uma reunião geral, com todo o corpo administrativo da empresa. Após a apresentação, é aberto um debate para que todos, consigam chegar à uma ponto comum de concordância da estratégia a ser tomada.
Uma vez que há um acordo acerca das ações de um plano, entram em vigor por meio da reestruturação ou a implementação da estratégia atual. Nesta fase, será crucial delegar responsabilidades e monitorar o progresso no plano para ajustá-lo conforme a necessidade.

Quer saber mais?

Preencha o formulário ao lado para entrarmos em contato com você.

Nossa avaliação do seu negócio é totalmente gratuita.