Descubra novos leads e cresça sua marca com o marketing de influência.

Written by adriano

A pandemia da COVID-19 impulsionou um significativo crescimento no marketing de influência.

Quase um em cada três da geração Z e baby boomers afirmou que os criadores de conteúdo forneceram um senso de comunidade durante a pandemia. Com a necessidade de atrair consumidores da geração Z e criar uma experiência virtual, o marketing de influência cresceu 470% de 2016 a 2020.

Um influenciador é uma celebridade, figura pública ou criador de conteúdo com um público orgânico e engajado. O marketing de influência alavanca a credibilidade de um criador de conteúdo popular para promover sua marca por meio de endossos e recomendações pagos.

Parcerias com influenciadores oferecem acesso direto a um segmento de clientes em potencial que precisam e querem comprar seu produto.

É mais do que curtir uma postagem ou compartilhar imagens. Pense no marketing de influência como um cliente fiel recomendando sua marca para milhares de seus amigos mais próximos. Quando os consumidores veem seus criadores de conteúdo favoritos usando roupas da moda ou utilizando um novo limpador facial, eles provavelmente compram os itens.

Ainda sendo um canal de marketing digital relativamente jovem, há muita incerteza sobre como usar o marketing de influência e como ele pode beneficiar sua marca. Obtenha respostas para suas perguntas e aprenda como os influenciadores podem aumentar seu alcance, seguidores e tráfego do site, atrair mais leads, construir fidelidade à marca e impulsionar as vendas.

Tipos de Oportunidades de Marketing de Influência para Explorar

Mais empresas estão usando as redes sociais para se envolver com os consumidores. Em 2021, 91,9% dos profissionais de marketing de empresas nos EUA com mais de 100 funcionários planejavam usar o marketing nas mídias sociais.

A expansão do marketing nas mídias sociais deu aos consumidores mais opções, tornando os influenciadores das mídias sociais essenciais para cortar o ruído e se conectar genuinamente com os clientes.

Conteúdo patrocinado.

O “clássico” conteúdo patrocinado é uma postagem paga de uma foto, vídeo ou blog apresentando sua oferta. Esse tipo de conteúdo é favorecido porque é simples e eficaz. O conteúdo patrocinado não deve parecer que o influenciador está vendendo algo. Deve ser natural, contar uma história e oferecer informações úteis.

Você pode garantir postagens patrocinadas elaborando um briefing da campanha que especifique suas diretrizes de marca, instruções e requisitos de publicação. Os influenciadores também podem entrar em contato com você se acreditarem que sua marca se encaixa no público-alvo deles.

Forneça um link UTM para sua loja ou código promocional para incluir no conteúdo. Lembre-se de que os influenciadores são obrigados a divulgar quando estão promovendo conteúdo patrocinado. Se eles usam #ad ou #patrocinado, verifique se estão visíveis e não enterrados em outras hashtags.

Você pode compensar os influenciadores com uma taxa fixa ou um acordo de pagamento por clique com uma estipulação de pagamento mínimo.

Links afiliados ou códigos de desconto.

Crie um código de desconto e um link exclusivo para que os influenciadores compartilhem com seus seguidores. Este conteúdo aproveita a audiência do influenciador para alcançar consumidores e impulsionar as vendas em sua loja. Envie uma amostra de produto para o influenciador para ajudá-lo a criar um conteúdo realista com base em sua experiência. É ideal usar este método com influenciadores de alto desempenho que têm potencial para escalar.

Você também pode usar o link para rastrear conversões e o alcance do influenciador. O acompanhamento do desempenho da campanha é essencial para ajudá-lo a tomar decisões informadas e monitorar investimentos.

Os links afiliados podem ser rentáveis para os influenciadores. Quando um cliente faz uma compra usando o link, o influenciador geralmente recebe uma comissão de 10-20%.

Concursos e brindes.

Quem não gosta de ganhar um prêmio ou um produto grátis? Concursos e brindes criam buzz. Eles animam potenciais clientes, fazem com que falem sobre sua marca e colocam seus produtos nas mãos de novos compradores.

Os influenciadores oferecem um prêmio (produto ou serviço gratuito) em troca de engajamento com a marca. Os seguidores também compartilham a oportunidade com sua rede.

Centralize seu concurso em uma oferta valiosa que faça as pessoas ansiosas para participar. Forneça instruções claras para o sorteio e critérios de seleção de vencedores com etapas mínimas, como curtir, compartilhar ou comentar a postagem, marcar amigos, seguir o canal de mídia social da sua marca, assinar um boletim informativo, enviar conteúdo do usuário como inscrições (ou seja, fotos, vídeos ou histórias do Instagram) ou registrar uma conta em sua loja de comércio eletrônico.

Como os brindes podem fornecer apenas um impulso de curto prazo, combine-os com outros tipos de conteúdo para gerar mais tráfego. Você pode compensar os influenciadores com uma oferta

Divulgação de conteúdo de influenciadores nas suas plataformas.

Promover postagens de blog e outros conteúdos de influenciadores na sua plataforma é uma situação vantajosa para ambas as partes. Você ajuda o influenciador a divulgar a marca pessoal dele enquanto conduz o público dele para as suas plataformas.

Influenciadores são criadores de conteúdo que adoram ter seu trabalho apresentado. É melhor colaborar com influenciadores que tenham um público altamente engajado para maximizar a exposição e conversão. Informe os influenciadores quando postar o conteúdo. Adicione backlinks para as plataformas deles e uma cópia ou citação para conectar as duas marcas.

Divulgue conteúdo de diferentes influenciadores separadamente, para que eles não precisem dividir a atenção. A boa notícia sobre esse tipo de conteúdo é que não requer pagamento formal.

Embaixadores da marca.

Embaixadores da marca são parcerias de longo prazo com influenciadores. Eles são a cara da sua marca e constroem credibilidade, confiança e conscientização. Os embaixadores podem ajudar a promover o lançamento de produtos e diversificar o conteúdo para destacar sua marca.

Você pode trabalhar juntos por várias semanas, meses ou até anos. O tempo adicional dá aos influenciadores a liberdade para criar postagens e ofertas contínuas e diversas. À medida que o público deles se torna mais familiarizado com a sua marca, aumenta as vendas e o tráfego.

Enquanto algumas empresas escolhem um embaixador celebridade, colaborar com vários influenciadores pode maximizar a visibilidade da marca, o ímpeto da campanha e o ROI. Seguidores e clientes atuais são excelentes embaixadores porque conhecem sua marca e gostam do seu produto.

Porque o Marketing de Influência continua crescendo

Quando o marketing de influência apareceu pela primeira vez em 2006, os influenciadores eram blogueiros que compartilhavam conteúdo sobre suas vidas e produtos favoritos. Eles ocasionalmente recebiam uma pequena taxa ou um produto grátis.

O PayPerPost foi o primeiro a compensar influenciadores, mas muitos profissionais de marketing eram céticos em relação à longevidade e autenticidade do marketing de influência. A indústria mudou significativamente nos últimos 15 anos. Agora, ser um influenciador é uma carreira de marketing de conteúdo que produz um salário viável.

A boa notícia é que quanto mais influenciadores, maior é a chance de encontrar o melhor criador de conteúdo para sua loja virtual. Independentemente da sua indústria, você pode descobrir influenciadores para promover seu produto para seu público.

Mais pessoas estão se tornando influenciadores.

As redes sociais e blogs têm sido os fóruns escolhidos pelos influenciadores. Mas com a crescente necessidade de conectar com um público Gen Z e novas plataformas para criadores de conteúdo transformarem seu hobby em uma profissão, há mais oportunidades do que nunca para ingressar na indústria de marketing de influência. Agora, qualquer um pode ser um influenciador bem-sucedido.

Os criadores de conteúdo podem escolher entre vários canais para criar e compartilhar conteúdo – postagens no Instagram, blogs tradicionais e histórias em vídeo, etc. À medida que a indústria continua a inovar, mais criadores são inspirados a se tornarem influenciadores e ter uma parte da ação.

As agências de marketing de influência estão se tornando mais populares.

O marketing de influência oferece independência para os criadores de conteúdo e as marcas que buscam uma nova maneira de se conectar com leads. Mas a indústria ainda é regulamentada e está se tornando mais padronizada.

As agências de influenciadores estão disponíveis para ajudar as marcas de comércio eletrônico que preferem uma abordagem mais prática. Eles podem conectar você aos melhores influenciadores para sua estratégia, para que você possa aproveitar o marketing de influência e as tendências em ascensão sem investir tempo e recursos para dominar o campo.

Existem mais opções de conteúdo.

Há influenciadores em cada interesse e subnicho. Desde os “kidfluencers” promovendo as últimas tendências de brinquedos no YouTube até os influenciadores do Instagram de estilo de vida e podcasts financeiros, novas plataformas fornecem mais oportunidades para os influenciadores usarem sua personalidade, habilidades e conhecimentos para construir uma sequência.

Beleza, tecnologia, saúde/bem-estar, propriedade de negócios, qualquer que seja sua indústria, há um influenciador já conectando com seus leads diariamente. Eles possuem a linguagem, o tom e o conteúdo para promover seus produtos no Instagram, Facebook, TikTok, LinkedIn e muito mais.

Como as Lojas de E-commerce Utilizam o Marketing de Influenciadores para Crescer?

As referências estão entre as ferramentas de marketing mais eficazes. O marketing de influenciadores utiliza a mesma técnica em uma escala maior. Os seguidores dos influenciadores conhecem sua marca por meio de uma pessoa de confiança, permitindo que você capture o interesse de novas audiências a partir de um único criador de conteúdo ou esforço de engajamento.

Parcerias mutuamente benéficas com influenciadores de alta qualidade também podem ser replicadas em toda a estratégia de conteúdo para obter um retorno significativo sobre o investimento, oferecendo uma opção mais econômica para aumentar a conscientização da marca e seu faturamento.

Visibilidade da marca.

Os influenciadores compartilham de forma única a história da sua marca, apelando para as emoções e gatilhos dos seus seguidores. Em uma pesquisa de 2021, oito em cada 10 usuários em todo o mundo relataram que as plataformas de mídia social os ajudaram a conhecer novos produtos e marcas.

Para marcas iniciantes, pode levar anos para construir um seguimento sólido. Os influenciadores podem ajudar a encurtar esse processo e construir a conscientização da marca mais rapidamente.

Uma maior conscientização da marca pode aumentar seu número de seguidores nas redes sociais e melhorar o SEO. As mídias sociais não são tecnicamente um fator de classificação, mas ainda sinalizam aos mecanismos de busca que você possui uma presença online substancial que contribui para a qualidade da sua marca. Você também pode usar o conteúdo para direcionar tráfego orgânico para o seu site.

Compartilhar conteúdo gerado pelo usuário.

Os seguidores valorizam as opiniões dos influenciadores mais do que as das marcas e celebridades. Faça parceria com um influenciador para obter conteúdo para a sua página. Reposte o conteúdo para mostrar a parceria usando as imagens, o texto e as hashtags deles. É uma coisa dizer o quão bom você é, mas é muito mais valioso quando outra pessoa diz isso. É melhor ter um plano de conteúdo gerado pelo usuário que estabeleça quando compartilhar o conteúdo para que você possa guardar as postagens dos influenciadores para promoções futuras de produtos, feriados ou temporadas de venda.

Como as Lojas de E-commerce Utilizam o Marketing de Influenciadores para Expandir

As recomendações são uma das ferramentas de marketing mais eficazes. O marketing de influenciadores utiliza a mesma técnica em uma escala maior. Os seguidores dos influenciadores conhecem a sua marca por meio de uma pessoa em quem confiam, permitindo que você capture o interesse de novas audiências com apenas um criador de conteúdo ou esforço de engajamento.

Parcerias mutuamente benéficas com influenciadores de alta qualidade também podem ser replicadas em toda a sua estratégia de conteúdo para obter um retorno significativo sobre o investimento, oferecendo uma opção mais econômica para aumentar a conscientização da marca e a sua receita.

Conclusão

Os consumidores querem uma mensagem de marketing “sem filtros” e menos roteirizada. Ao contrário das postagens voltadas para vendas, o conteúdo dos influenciadores usa um tom de conversa e uma narrativa humana para chamar a atenção dos clientes e envolver o público. Sua reputação adiciona uma camada de confiança que converte seguidores em vendas.

Para uma experiência perfeita, integre plataformas de comércio eletrônico em seu fluxo de trabalho de marketing de influenciadores. Você pode facilmente oferecer seus produtos mais recentes e construir um relacionamento genuíno que impulsiona sua marca.

Comece a gerar receita com parcerias hoje mesmo e aproveite ao máximo sua estratégia de marketing de influenciadores.

Perguntas frequentes sobre marketing de influenciadores

Quais plataformas de mídia social são mais populares para o marketing de influenciadores?

Facebook e Instagram continuam sendo as plataformas de mídia social mais populares para o marketing de influenciadores. Um terço dos compradores globais identificou o Facebook como sua plataforma de comércio eletrônico favorita para compras online em 2022, e um quarto indicou preferência pelo Instagram.

Mas o mercado de influenciadores está evoluindo. Plataformas como TikTok, Snapchat e Clubhouse atendem aos “influenciadores do dia a dia” ou criadores de conteúdo que parecem pessoas reais. Oitenta por cento dos entrevistados em uma pesquisa da Global Web Index relataram que planejam continuar usando o TikTok após a pandemia.

É também importante aproveitar ao máximo sua plataforma mais ativa e o canal que faz mais sentido para sua indústria. Marcas de beleza têm sucesso no Instagram, enquanto jogos de vídeo obtêm mais sucesso no Twitch.

Como garantir que um influenciador reflita bem minha marca?

Você deseja um influenciador que queira promover sua marca porque vê valor em seus serviços e adora a qualidade de seus produtos.

Sua colaboração deve ser mais do que apenas dinheiro. A alinhamento com a marca é o fator mais importante para os influenciadores. A oferta deve ser consistente com a marca pessoal do influenciador e o conteúdo atual.

A pesquisa é fundamental. Confirme se os influenciadores já trabalharam em campanhas semelhantes e têm uma aparência que complemente sua marca. Observe como eles interagem com seus seguidores para avaliar seu alcance. Eles postam muito conteúdo orgânico ou postagens pagas? Seu público é entusiasmado e responsivo, ou as postagens recebem poucos curtidas e comentários?

Descreva as diretrizes da sua marca para compartilhar com os influenciadores, incluindo uma narrativa que aborde as necessidades do seu público-alvo e como você pode resolver o problema deles. Você não quer limitar a criatividade de um influenciador, mas ter um conjunto padrão de diretrizes garante que o tom do conteúdo esteja em sintonia com sua marca e se encaixe perfeitamente em seus esforços de marketing sem parecer desconexo.

Que nível de influenciador devo segmentar?

Sua primeira inclinação pode ser entrar em contato com influenciadores com um grande número de seguidores, mas nem sempre mais é melhor. É importante buscar o nível de influenciador que trará o melhor retorno sobre o investimento. Considere como um influenciador com milhões de seguidores em comparação com micro-influenciadores contribuirá para sua estratégia geral de marketing.

Um influenciador de nicho ou nano, com menos de 15.000 seguidores, pode ter um público muito engajado e oferecer mais valor do que um endosso de celebridade. O preço deles provavelmente será menor do que o de macro-influenciadores ou mega-influenciadores com um número maior de seguidores.”

Os depoimentos são especialmente benéficos para marcas emergentes, pois uma avaliação positiva de um influenciador confiável pode apresentar os produtos a um público maior e aumentar a confiança dos consumidores. É importante garantir que os influenciadores com os quais você colabora estejam alinhados com a identidade e valores da sua marca para obter resultados positivos em sua estratégia de marketing de influência.

Para uma experiência perfeita, integre plataformas de comércio eletrônico, em seu fluxo de trabalho de marketing de influência. Dessa forma, você pode facilmente oferecer seus últimos produtos e construir um relacionamento genuíno que impulsiona sua marca.

Comece a gerar receita por meio de parcerias hoje mesmo e aproveite ao máximo sua estratégia de marketing de influência.

adriano

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