24.3 C
São Paulo
15 de novembro de 2018
Image default
Tecnologia

Tendências para 2019 – DataArt prediz que Blockchain irá além de suas origens para criar industrias do futuro

Nos últimos quatro anos, o centro de excelência blockchain da DataArt forneceu uma variedade de soluções empresariais baseadas em blockchain para dezenas de clientes. A maioria dos primeiros seguidores do blockchain tem sido empresas de médio porte e startups de tecnologia. A maioria das soluções existentes suporta carteiras digitais, pagamentos e trocas de criptomoedas, com um crescimento particularmente forte em jogos e comércio eletrônico.

Durante o ano de 2018, especialistas em blockchain da consultoria global de tecnologia DataArt observaram uma mudança nas abordagens de empresas maiores para blockchain, com muitos procurando investir no potencial da tecnologia e um aumento nos projetos de P & D e Proof of Concept (PoC) de clientes corporativos. Essas empresas estão tentando aplicar os conceitos radicais inspirados pelo blockchain para reinventar processos de negócios complexos, caros e ineficientes.

As empresas e a TI são atraídas pelo potencial oferecido pelas tecnologias de contabilidade distribuída (DLT) para combinar vários conceitos e recursos em uma única solução. Essas tecnologias permitem uma nova perspectiva sobre os processos de negócios aceitos, com potencial para torná-los mais simples, mais transparentes e com menos consumo de recursos, resultando em uma maior agilidade nos negócios.

Esses conceitos incluem transações imutáveis, a capacidade de evitar perda de dados, rastreabilidade de ativos ou recursos digitais, segurança criptográfica, mecanismos de consenso, validação de transação conjunta de participantes não confiáveis ​​e outros conceitos básicos – todos habilitados na nuvem e de forma compartilhada e distribuída.

As principais plataformas e consórcios, como Corda, Hyperledger ou Ethereum, fizeram um grande progresso neste ano ao abordar as questões de privacidade, desempenho e outros desafios da fase inicial. Essas plataformas agora combinam prosa legal e código.

Com relação a 2019, os especialistas em blockchain da DataArt veem os líderes de todos os setores levando a tecnologia mais a sério e preveem o seguinte:

Um aumento em soluções inovadoras, além das origens humildes do blockchain:

Veremos mais projetos aplicando blockchain a processos que não estão diretamente relacionados a pagamentos ou criptomoedas. Por exemplo, no setor de seguros, esperamos ver um aumento em I&D e implementações focadas na exploração de blockchains autorizados e aplicações de contratos inteligentes que visam ineficiências e atrasos nos fluxos de negócios relacionados a verificações, controles e reconciliação.

Um forte foco no aprendizado de máquina e nas sinergias blockchain:

A tecnologia Blockchain será combinada com recursos de aprendizado de máquina, tornando possível desenvolver decisões sofisticadas (por exemplo, aprovações de seguro) automaticamente. Os casos de uso que se prestam bem a essa inovação impulsionada por blockchain incluem colocação de contratos, avaliações de sinistros, faturamento baseado em gatilhos, contabilidade técnica e liquidações.

O gerenciamento de dados atrairá a atenção:

Esperamos ver novas soluções em serviços financeiros que adotem princípios de contrato inteligente para gerenciamento e compartilhamento de dados, especialmente em áreas onde os dados já foram bloqueados em documentos PDF, como demonstrativos financeiros ou contratos de empréstimo.

Players maiores causarão impacto:

Esperamos ver soluções de plataformas dos maiores players e comunidades, como o B3I (Business Insurance Industry Initiative). Sua atividade pode ter um efeito duradouro sobre os padrões do setor e as formas pelas quais as empresas operam daqui para frente.

Uma nova era será formada para o gerenciamento de identidade:

O gerenciamento de identidades baseado em blockchain aumentará em 2019. As comunidades de código aberto terão um papel importante em ajudar as empresas a criar novos componentes técnicos e soluções aplicáveis ​​em setores inteiros, como o Identity Management, bibliotecas de contratos inteligentes e compartilhamento de dados.

A implementação do Blockchain em todos os setores ainda tem um caminho a percorrer, mas 2019 está definido para ser o ponto de virada. Já não é blockchain uma tecnologia misteriosa e overhyped experimentada apenas por poucos. É uma tecnologia adotada por líderes do setor que estão comprometidos com seu potencial de transformar negócios e setores muito além de sua modesta criptomoeda e origens de bitcoin.

 

Artigo original em Inglês

Related posts

Facebook Lança botão Snooze, que permite silenciar conteúdos temporariamente

adriano

A renovação das AMP: renove seu compromisso com os dispositivos móveis

adriano

Resultados do Google agora são baseados na localização

adriano

1 comentário

5 Tendências de publicidade In-App que moldarão 2019 - Viviré Gestão Estratégica e Mercadológica 3 de novembro de 2018 at 01:14

[…] de zero”. Aplicada à publicidade digital, Isso significa que o blockchain pode ser a chave para uma rede de lances mais eficiente entre agências de publicidade e desenvolvedores de aplicativos, por taxas transacionais muito mais baixas do que através de intermediários […]

Responder

Deixar um Comentário