Você já deve ter se perguntado o que você pode fazer para aumentar suas vendas, ou até mesmo por quê as pessoas não compram seus produtos.
A grande verdade é que podem haver vários motivos para isso, mas todos são causados pelo mesmo problema: Falta de uma boa estratégia de Marketing na sua empresa.
Ok, mas o que é Marketing?
De acordo com Philip Kotler, “Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca”, ou, para facilitar o entendimento, Marketing nada mais é do que a ciência que busca tornar a aquisição de produtos e serviços mais fácil para seus consumidores. Somente lendo isso, você pode entender o quão importante é o Marketing, mas nós podemos aprofundar ainda mais na importância de fazer uma boa estratégia.
Ter uma boa estratégia de Marketing é, principalmente, fazer um produto ou serviço que resolva os problemas de seu consumidor. Ou seja, se o seu cliente tem um produto que alcança suas expectativas, ele vai adquiri-lo de maneira mais fácil.
Para criar um produto perfeito, é necessário que você entenda primeiro quais as necessidades do seu consumidor, ou seja, saber exatamente o que seu produto precisa ter para que seu cliente o compre. Para isso, é necessário que você entenda o seu Público-Alvo e o seu Mercado-Alvo. Isso é Marketing.
Após saber quais as características fundamentais que seu produto precisa ter, você vai criar seu produto com características adicionais para que seu cliente sinta que seu produto é ainda mais do que ele espera. Esses adicionais são vitais para que seu consumidor perceba quais os benefícios do seu produto ou serviço comparado aos seus concorrentes. Isso também é Marketing.
Após o seu produto ou serviço estar pronto, é necessário que você comunique ao seu consumidor que ele pode resolver seus problemas comprando seus produtos. É essencial que você tenha uma boa comunicação, pois o seu cliente não irá consumir se não souber o que você está vendendo. Essa comunicação também faz parte do Marketing.
Uma vez que seu cliente comprou seu produto ou serviço, você precisa ajudá-lo com os possíveis problemas que podem aparecer a seguir. O seu cliente vai ser eternamente grato se você o escutar mesmo após o processo de compra, e um cliente grato pode trazer até 10 novos clientes para o seu negócio. Ah, e isso também é Marketing.
Como pode ver, o Marketing está presente em todos os processos, tanto de criação quanto de venda dos seus produtos e serviços, e com uma boa estratégia de Marketing, o seu processo fica muito mais efetivo.
Resumo da História: Com uma boa estratégia de Marketing, você vende muito mais com muito menos esforço.