A Venda de Doces e Chocolates artesanais é um dos negócios mais populares e rentáveis e com um investimento inicial muito

Você consegue aumentar a sua venda de doces e chocolates artesanais seguindo algumas pequenas dicas

Você consegue aumentar a sua venda de doces e chocolates artesanais seguindo algumas pequenas dicas.

baixo, o que o torna ainda mais atrativa para quem busca uma nova fonte de renda, seja complementar, seja principal.

Só que conforme eu disse acima, a venda de doces e chocolates artesanais é extremamente popular, o que faz com que a concorrência acirrada possa dificultar um pouco seus negócios. Mas não se preocupe, se você utilizar essas dicas que daremos a seguir, você conseguirá aumentar suas vendas. Por isso, mãos a obra!

PS: Essas dicas são otimizadas para venda de Doces e Chocolates artesanais, ou seja, elas podem funcionar para produtos industrializados, mas funcionam melhor com produtos feitos a mão.

1- Pense no diferencial do seu produto

bombons trufados diversificados

Existem milhões de tipos de bombons artesanais diferentes. Usem a criatividade.

A grande maioria das pessoas não resiste a um docinho, isso é um fato. Porém, conforme os docinhos ganham mais características únicas, eles passam a chamar ainda mais a atenção do seus clientes.

Quantas pessoas você conhece que vendem bombons trufados? Porém, se eu falo de Bombons trufados recheados com mousse de frutas (frutas de verdade, nada de essências e misturas industrializadas), esse número já cai drasticamente. Ou ainda se mudarmos mais um pouco e focarmos em bombons trufados recheados com mousse de frutas exóticas, você verá que são muito poucas pessoas que fazem de fato.

Use a criatividade na hora de criar seus produtos. A aparência (formato, decoração e etc.) e os sabores são suas principais armas no que diz respeito à atributos físicos do produto.

2- Use a Abuse da Internet

Usar a internet para aumentar suas vendas é muito mais fácil do que parece e gera resultados incríveis. Pense que todos os seus potenciais clientes estão de alguma forma na internet, e o seu negócio precisa de toda visibilidade possível para alcançá-los.

Dentro da Internet, sua estratégia se dividirá em:

2.1 – Site

ícones de redes sociais em formato de sorvete

Tenha um site que mostre para o seu público o que você vende, como você vende e o que o seu cliente ganha com isso. É importante lembrar que seu site precisa ser extremamente fácil de navegar e rápido, por que esses são os dois principais atributos que um site precisa ter para que as pessoas naveguem nele.

2.2 – Redes Sociais

As redes sociais são uma máquina de fazer negócios, mas para isso, é necessário usá-las de maneira inteligente:

  • Facebook – Rede social mais popular no Brasil, faça uma página da sua empresa (para apresentar as novidades), uma página com dicas ou fotos de doces (esse conteúdo tem mais facilidade de se tornar popular, e por isso você vai linkar em todos os posts a página da sua empresa),e por que não um grupo para amantes de doces (nele você consegue interagir melhor com o seu público, saber o que eles querem e vender de maneira direta seus produtos).
  • Instagram –  O Instagram é uma das redes sociais mais poderosas, e com maior alcance de pessoas por publicação. Faça um perfil para sua empresa e procure por hashtags que tenham a ver com o público, é por elas que você encontrará sua platéia.
  • Pinterest – Não é uma rede muito popular no Brasil, mas trabalha de uma maneira semelhante ao Instagram no quesito divulgação de fotos, com o benefício de que as imagens que aparecem facilmente no Google, e você consegue atribuir um link em cada uma delas.
  • Você pode investir em qualquer outra rede social que você acredite que possa ter resultados. Faremos mais para frente sobre as estratégias para cada uma, mas se quiser dicas agora, pode enviar um whatsapp para o numero 11 99300-9984.

3 – Crie apoio impresso para seus doces e chocolates

Certamente os seus clientes não vão esquecer do sabor irresistível dos doces que ele comprou na…

Exatamente, ao menos que você venda apenas para conhecidos, dificilmente o seu cliente dificilmente se lembrará de onde ele comprou aquele doce maravilhoso.

Então faça mini cartões com as informações do seu negócio, ou cupons de desconto para futuras compras e anexe ao seu produto. Assim, você aumenta a chance de que eles voltem a fazer uma compra.

4 – Participe de cursos de workshops do setor

Participar de eventos da sua área de atuação é sempre uma boa escolha por dois motivos simples: Você se atualiza na questão de novidades do mercado e você pode trocar experiências com outros confeiteiros e assim, aumentar seu networking.
Acredite, essas são as duas melhores vantagens que você pode ter em um negócio nos dias de hoje.

5 –  Procure locais de venda

Se você possui estrutura para fazer seus doces e chocolates artesanais em grande quantidade, é uma boa opção terceirizar seu canal de vendas. Procure por mercearias e pequenos comércios que possam comprar em pequenas quantidades, ou deixem um espaço livre para você expor  seu produto.

Outra sugestão é que dependendo da sua capacidade de distribuição, você pode trabalhar com revendedores autônomos que querem aumentar a sua renda.

Conclusão

Vender Doces e Chocolates artesanais pode ser um negócio muito lucrativo se você definir muito bem como irá atuar no mercado, e por isso, a troca de experiencias com outros profissionais e entender quem é o seu cliente são os pontos fundamentais para ter sucesso. Essas dicas são uma forma de facilitar para você fortalecer esses dois aspectos.

E você, tem mais dicas ou ficou alguma dúvida de como aumentar as vendas de doces e chocolates artesanais? Deixa suas mensagens aqui abaixo, nos comentários.